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Nota de Empenho

Tabela de conteúdos (Índice)

Conceito #

Empenho , segundo o art. 58 da Lei no 4.320/1964, é o ato emanado de autoridade competente que cria
para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico.

O empenho será formalizado mediante a emissão de um documento denominado “Nota de Empenho”, do qual deve constar:
➔ O nome do credor;
➔ A especificação do credor;
➔ A importância da despesa, bem como;
➔ Demais dados necessários ao controle da execução orçamentária.


Embora o art. 61 da Lei no 4.320/1964 estabeleça a obrigatoriedade do nome do credor no documento Nota de Empenho, em alguns casos, como na Folha de Pagamento, torna-se impraticável a emissão de um empenho para cada credor, tendo em vista o número excessivo de credores (servidores).

Quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, o empenho poderá ser reforçado. Caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser
anulado parcialmente. Será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou
ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente.

Os empenhos podem ser classificados em:
a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente
determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode
determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de
combustíveis e lubrificantes e outros; e
c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado,
sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.

Observação:
É recomendável constar no instrumento contratual o número da nota de empenho, visto que representa a
garantia ao credor de que existe crédito orçamentário disponível e suficiente para atender a despesa objeto do contrato.

Nos casos em que o instrumento de contrato é facultativo, a Lei no 8.666/1993 admite a possibilidade de
substituí-lo pela nota de empenho de despesa, hipótese em que o empenho representa o próprio contrato.

Fluxo de Processos #

Para acessar este documento, selecione no menu:
● Execução > Execução Orçamentária > Nota de Empenho, e clique em Inserir:
É possível COPIAR os dados de um empenho anteriormente cadastrado clicando do botão COPIAR.


Na tela de inclusão deste documento:
● Guia de Identificação:

  • Preencha a Data de Emissão;
  • Preencha a Unidade Gestora;
  • Selecione Alteração, caso a finalidade seja a anulação ou o reforço de uma Nota de Empenho contabilizada anteriormente;
  • Selecione o Tipo de Credor;
  • PF: Número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) junto Receita Federal com 11 dígitos;
  • PJ: Número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) junto Receita Federal com 14
    dígitos;
  • CG: O Credor Genérico é a inscrição genérica que é utilizada como credor de um documento contábil, nesse caso a Nota de Empenho, composto por letras e dígitos; ou
  • UG: Número da Unidade Gestora no SIAFE com 6 dígitos.
  • Informe o Credor.
    Neste caso, os preenchimentos utilizados a título de exemplo são os da imagem a seguir:

● Aba Classificação

  • Selecione o Tipo de reconhecimento de passivo;
  • Passivo a ser reconhecido – O empenho se dá para um passivo que ainda será reconhecido, por ocasião da emissão da Nota de Liquidação.
  • Passivo reconhecido previamente – O empenho se dá com o objetivo de honrar compromisso já assumido, ou para o qual o fato gerador da obrigação já tenha se dado e
  • Selecione a Nota de Reserva (se houver)

Nota de Reserva – Documento destinado ao registro da reserva de dotação orçamentária compromissada para futuro empenhamento; a emissão da NR poderá ocorrer durante a abertura do processo de compras, obras e serviços em geral; Quando do cancelamento da NR, as cotas orçamentárias reservadas retornarão à conta de Cotas Disponíveis a Empenhar.

  • Selecione a Natureza – a natureza orçamentária a ser utilizada segue a classificação da Portaria
    STN/SOF no 163/2001. No SIAFE a tabela de naturezas orçamentárias pode ser consultada através da transação Natureza de Despesa.
  • Selecione a Unidade Orçamentária;
  • Selecione o Programa de Trabalho;
  • Selecione o Id Uso;
  • Selecione a Fonte;
  • Selecione o Tipo de Detalhamento de Fonte; informe conforme a tabela:
  • 0 – sem detalhamento
  • 1 – com detalhamento
  • Selecione o Detalhamento de Fonte;
  • Selecione a Região de Planejamento;
  • Selecione o Classificação da Ação;
  • Selecione o Indicador de Resultado Primário;
  • Selecione o Projeto;
  • Selecione o Parcela;
  • Selecione o Convênio de Receita – deverá identificar, caso exista, o tipo/número do convênio
    cadastrado que suporta o empenho realizado.
  • Selecione o Convênio de Despesa – deverá identificar, caso exista, o tipo/número do convênio
    cadastrado que suporta o empenho realizado.
  • Selecione o Contrato Receita – deverá identificar, caso exista, o número do contrato cadastrado
    que suporta o empenho realizado.
  • Selecione o Contrato Despesa – deverá identificar, caso exista, o número do contrato cadastrado
    que suporta o empenho realizado.
    Neste caso, os preenchimentos utilizados a título de exemplo são os da imagem a seguir:

● Aba Detalhamento

  • Selecione a Modalidade do Empenho;
  • Selecione a Modalidade da Licitação;
  • Selecione ou preencher o Embasamento Legal;
  • Preencha o Local de Entrega;
  • Preencha a Data de Entrega;
  • Selecione a Origem do Material;
  • Preencha a UF de origem;
  • Preencha o Município de origem;
    Neste caso, os preenchimentos utilizados a título de exemplo são os da imagem a seguir:

● Aba Itens

  • Clique no botão Inserir;
  • Selecione o Tipo Patrimonial;
  • Selecione o Sub-Item da Despesa;
  • Selecione o Item Parcela;
  • Preencha o Valor.
    Neste caso, os preenchimentos utilizados a título de exemplo são os da imagem a seguir:

E então clique em Confirmar.

NOTA: Os classificadores a serem informados na elaboração da aba Item podem variar de acordo
com o Tipo, Item e Operação Patrimonial. As descrições específicas de cada procedimento se encontram nos manuais de Tipos Patrimoniais.

● Aba Produtos

  • Clique no botão Inserir
  • Preencha o campo Produto;
  • Preencha o campo Descrição;
  • Preencha o campo Unidade de Fornecimento;
  • Preencha o campo Quantidade;
  • Preencha o campo Preço Unitário;
    Neste caso, os preenchimentos utilizados a título de exemplo são os da imagem a seguir:

E então clique em Confirmar.
● Aba Cronograma

  • Preencha, com o valor total, o campo do mês da emissão do documento.

● Aba Processo

  • Preencha o campo Processo.

● Aba Observação

  • Preencha o campo Observação.
    Para efetivar o registro do documento, clique no botão Contabilizar. Assim será gerado o número da Nota de Empenho.

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